segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Salema com Limão


Se a Salema fosse gente andava num psicólogo, é ostracizada de tal forma que é desconhecida da grande maioria. Chamam-lhe feia, venenosa, desenxabida, vendem-na barata e quase ás escondidas não vá importunar os outros peixes de classes supostamente superiores, muitas vezes nem se dignam a pesca-la, tal é o desdém com que a tratam.

É raro encontra-la à venda, esta comprei-a no Inter.
É verdade que numa determinada altura do ano este peixe é tóxico devido a um tipo de algas das quais se alimenta, nessa altura não se pescam, e sejamos sinceros acham que os hipermercados corriam o risco de vender peixe venenoso? Se está lá é porque se pode comer, não acham?
Muitos desculpam-se que a salema tem sabor a lama, até pode ser, mas eu resolvo isso com o facto tão simples de lhe tirar aquela pele preta que se encontra no interior da barriga, acreditem não dá trabalho nenhum, não custa nada e NUNCA as minhas salemas me souberam a lama.

Umas 2 horas antes de cozinhar, retiro-lhe a pele preta da barriga e barro-a com sal. Passado esse tempo lavo bem com água corrente para retirar o excesso de sal e ponho-a num pirex de ir ao forno.
Num almofariz esmago 2 dentes de alho pequenos com um bom molho de poejos, barro toda a salema com esta mistura, ponho rodelas de limão dentro da barriga e também sobre o peixe, rego com um fiozinho de azeite. Asso durante 1 hora com o forno a 200 graus.
Acompanhei com salada de tomate, mas também fica óptimo com batatinhas assadas ou legumes cozidos.

3 comentários:

  1. Chamem-lhe o que kiserem...feia, venenosa...mas que deve ser uma delicia...ai isso deve!!

    ResponderEliminar
  2. Hoje comprei duas salemas, o preço estava ótimo que cheguei a estranhar, comprei no pingo doce, mas chegando em casa senti um cheiro esquisito no peixe só cheirava a lama. Estive a limpar ele todo como não conheço tenho medo de preparar e ficar a saber a lama

    ResponderEliminar
  3. comprei ontem salemas no pingo doce a 1 euro e pouco o kg, abri a barriga e retirei a tal pele preta sem qualquer dificuldade , passei limãoo e sal mas aquele cheiro a fénix característico de peixe de fundo de rio ou tainha continuou...nºao consegui simplesmente comer e foi o almoço dos gatinhos...

    ResponderEliminar