sábado, 7 de novembro de 2009

Chispe com feijão branco


Mais uma comida de sustança, mais um prato de Inverno, o chispe não é muito saudável e todos sabemos o que as leguminosas nos fazem ao cólon, ainda assim, de vez em quando não é de crucificar ninguém.

Começo por cozer o chispe e um chouriço na panela de pressão, antes pico o chouriço com um grafo para não rebentar, desta vez esqueci-me de o comprar, logo esta chispalhada ficou mais pobrezinha, mas estava boa na mesma.
Depois de cozidos corto o chouriço às rodelas, retiro as carnes dos ossos e corto em pedaços.
Na mesma panela onde cozi as carnes, não é por nada, só mesmo por uma questão de poupança na lavagem da loiça, ou melhor, para me poupar a mim porque sou eu que a lavo. Mas se for purista ou masoquista pode sempre usar outra panela ou tacho qualquer, dizia eu , na mesma panela ponho uma cebola picada e um pouco de azeite, deixo refogar, junto-lhe umas 5 colheres de sopa de polpa de tomate ou se tiver 2 tomates bem madurinhos picados e 6 ou 7 pés de hortelã, deixo ferver ligeiramente, junto a carne e 2 ou 3 frascos de feijão branco já cozido com o molho e tudo. Acrescento mais um pouco de água, rectifico o sal e deixo ferver durante uns 15 a 20 minutos para misturar os sabores e engrossar o molho.
Pode acompanhar com couve coração de boi cozida na água onde cozeram as carnes.

Sem comentários:

Enviar um comentário