quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cotos de Peru


Não costumo comprar cotos, mas desta vez estavam em promoção, eram frescos, luzidios e em tempo de crise não se limpam armas, comprei 2, pesavam quase 2 kilos e no total não cheguei a pagar 4 euros, fiz bem, pensei.
Cheguei a casa, olhei para os cotos, e agora o que é que eu vou fazer com isto? Será que fiz bem????
Decidi fazer assim uma receita meia inventada a ver no que dava.
Comecei por cozer os cotos na panela de pressão durante 30 minutos depois do pipo rodar, quando os tirei estavam tenros e suculentos, o pior que se pode fazer à carne de peru é cozinha-la de mais, tem tendência para secar, e agora? Bola para a frente que atrás vem gente.
Num almofariz pus 6 dentes de alho generosos, sal, ervas da provence, uma pitada de piri-piri e esmaguei aquilo tudo. Barrei a carne, não sem antes lhe ter dado uns cortes fundos onde pus também parte da mistela, ia acrescentar umas nozes de manteiga mas vi um limão grande na fruteira. oh sorte que estas do meu lado! Cortei-o ás rodelas e depois as meias luas, fui pondo nos cortes que já tinha feito.
Deixei ficar assim a carne durante umas 3 horas. Depois foi só ligar o forno e deixar alourar, atenção, eu disse alourar, ter um ar tostadinho mas mais nada ok? Se não seca!
Acompanhei com batatas fritas e salada de tomate.
Quando pus o prato na mesa estava renitente, será que tá bom? será que fiz bem? Mas bastou-me ver a Ana a devorar a carne para perceber que sim.
Uma invenção a repetir.

Sem comentários:

Enviar um comentário