sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Arroz de Pato


Cada vez que falo com alguém sobre este prato surge uma receita diferente, acho que é daquelas coisas que passam de geração em geração e cada família faz à sua maneira.
A minha é assim:
Parto o pato ao meio e barro-o com um limão, ponho-o na panela juntamente com um chouriço de carne de preferência de porco preto que cá em casa nos somos muito gulosos. Acrescento uma pitada de sal (cuidado que o chouriço já tem, não exagere) e ponho a cozer.
Depois de cozido desfio o pato e pico o chouriço, não necessariamente muito picado, só assim aos quadradinhos, junto os dois e misturo-os bem
Na panela continua a água onde cozeu o pato, com uma concha tiro o excesso de gordura (acreditem é imensa) e quando me parece bem, volta ao lume para ferver e ponho o arroz a cozer nessa água.
Num recipiente de ir ao forno ponho uma camada de arroz, uma camada de pato e mais uma de arroz, decoro normalmente com fatias fininhas de bacon ou com chouriço às rodelas.
À parte bato dois ovos e ponho por cima do arroz (dispensável mas eu gosto de o ver com icterícia).
Levo ao lume até estar tostadinho
Sirvo com uma boa salada verde a azeitonas.

3 comentários:

  1. Parabens pelo vosso blog,é divertido,tem receitas simples, Gostosas(?), e económicas.
    A partir de hoje têm mais uma seguidora, Continuem a postar receitas gostosas e baratinhas, que é o que está a dar.

    ResponderEliminar
  2. olá Helena, obrigada pela simpatia. seja bem vinda a este nosso cantinho e BOM APETITE :)

    ResponderEliminar
  3. Eu ja comi deste arroz de pato... é uma delicia!

    ResponderEliminar