terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sopa de grão com ossos à moda da vila


Leva grão, leva massa, leva nabiças e carne. É uma sopa de inverno, aconchega o estômago e reconforta a alma, ideal para os dias frios que se aproximam.

Descasco 2 batatas, 1 nabo e uma cebola todos de tamanho médio, coloco-os na panela de pressão juntamente com dois frascos de grão cozido, esta vai ser a base da sopa, por cima ponho o cesto dos vegetais onde coloco mais um frasco de grão, folhas de nabiça devidamente arranjadas e ossos de suã (encontram-se facilmente no talho e o nome é mesmo este) ou á falta destes ossos da espinha, tempero com sal, ponho azeite cubro tudo com água, tapo bem a panela e levo ao lume durante 15 minutos depois do pipo rodar.

Numa panela à parte ponho água e sal e assim que começa a ferver coloco a massa a cozer, costuma ser feito com "manga de capote" mas qualquer uma serve desde que seja grande.

Assim que a sopa está cozida começa a "montagem", ponho os ossos num prato á parte, junto a nabiça e o grão que estavam no cesto dos legumes à massa que já está cozida e escorrida. Com a varinha mágica desfaço a base da sopa e junto tudo, por fim viro-me para os ossos, tiro-lhe a carne que tento desfiar em pedaços pequenos, também ela vai para a panela ou então se preferir pode servi-la á parte.

Como já referi faço sempre sopa para mais do que uma refeição esta dá para 2 dias mais ou menos, se se enjoar e não quiser estar sempre a comer mesma sopa tem dois remédios, ou faz menos quantidade ou congela.

1 comentário: