quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Carne guisada com esparguete


Cada vez que faço este prato lembro-me da "comida de estudantes", não é que eu tenha ido estudar para fora, o máximo que fiz foi passear os livros até Portalegre, mas conheci muita gente que estava a estudar longe de casa, fui convidada para com eles partilhar inúmeras refeições e volta que não volta lá aparecia o esparguete guisado, umas vezes com atum outras com salsichas e cenouras ou mesmo só com cogumelos ou chouriço e que bem que nos sabia. O dinheiro era pouco logo os ingredientes tinham que ser baratos, para disfarçar juntavam-se ervas, mas o que interessava era que enchia a barriga e ainda sobrava guito para o tabaquinho e as bejecas...
Esta é uma variação do esparguete de outros tempos, um pouco mais elaborado, com mais proteínas, mas ainda assim bastante saboroso.
Cozo a carne (usei vitela) na panela de pressão só com sal, deixo arrefecer, parto aos cubos. Guardo a água da cozedura.
Pico uma cebola finamente e ponho a refogar com um pouquinho de azeite, acrescento uma folha de louro, salsa picada, 2 tomates madurinhos picados ou 1 dl de polpa de tomate, acrescento a carne e uma parte da água onde esta cozeu, rectifico o sal, quando começa a ferver junto o esparguete e deixo cozer. Não sirvo logo, espero uns 10 minutinhos, pois eu sei isso não se faz com as massas, mas deixem ficar o esparguete a absorver os sabores todos do caldo e depois a gente fala.
Já no prato, salpico com queijo ralado.
Ai que saudades!

Sem comentários:

Enviar um comentário