sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Línguas de porco com esparregado


Ponho as línguas na panela de pressão com um ramo de hortelã e sal, cubro com água e deixo cozer durante 20 a 25 minutos depois do pipo começar a rodar, dependendo do tamanho das línguas.
Assim que estiverem cozidas (e a ferver) e se for uma pessoa corajosa tire-lhes aquela película branca onde estão as papilas gustativas (estes não provam mais nada) se for choninhas como eu, deixe arrefecer a coisa e depois tente tirar o melhor que pode a dita película branca, a quente é muito mais fácil mas isso não é pra todos.
Esmaguei alho e sal num almofariz, acrescentei pimenta branca moída, um fio de azeite e sumo de um limão e esfreguei as línguas com esta mistura. Coloquei-as num tabuleiro rodeadas com limões cortados em gomos e levei-as ao forno bem quente (250/280graus) durante uns 30 minutos, passado este tempo retirei-as do forno e esmaguei os limões que rodeavam as línguas para cima das mesma, retirei a pele, só quero a polpa e o sumo, voltam as línguas ao forno só para que o limão se entranhe na carne, coisa para uns 5 a 10 minutos.

Parti a língua às fatias e servi com esparregado de espinafres.

Para o esparregado : comecei por cozer os espinafres em água e sal, estes eram frescos, mas já fiz com congelados e fica quase a mesma coisa. Assim que estavam prontos espremi o melhor que pude e piquei-os finamente.
Num tacho pus azeite e 2 alhos picados, juntei os espinafres e deixei saltear ligeiramente, salpiquei com farinha e envolvi o melhor possível, mexendo sempre, fui regando com leite quente até ficar com a consistência que eu gosto. Temperei com sal e pimenta e mesmo no fim um pequeno esguicho de vinagre.

Truque de caricácá - Se vir que a mistura ficou grumosa, bata tudo com a varinha mágica!

Sem comentários:

Enviar um comentário