domingo, 25 de outubro de 2009

Lombinhos de porco no tacho


É certo e sabido que cá em casa somos todos (vá todos não, a Ana é uma chata) de alimento, logo para os 4 costumo fazer 2 lombinhos mas se os comprar no talho dos espanhóis tenho que fazer 3, não sei se os porcos dos hermanos são mais pequenos ou se cortam o bicho de forma diferente, mas, a verdade é que são sempre mais acanhados que os nossos.
Pego na chicha e de véspera tempero-a com alho, sal, louro e uma dose generosa, para ai 1 dl, de vinho branco e assim sem mais nem ontem, deixo-a dormir descansada.
Num tacho ponho 4 ou 5 colheres de sopa de óleo, deixo aquecer, ponho lá os lombinhos inteiros e a marinada, Tapo. Quando a carne já tem aquela cor esbranquiçada, viro-a e vou fazendo isso até ter toda a carne da mesma cor. Assim que isto acontece, tiro-a do lume e corto às fatias, a parte de dentro costuma estar ainda bastante crua.
Volto a pôr a carne, desta vez às camadas, no mesmo tacho onde tenho ainda o molho da marinada e volto a tapar. Vou controlando para não secar e mexendo de vez em quando faço, uns 15 minutos depois destapo o tacho, nesta altura já a carne está no ponto e deixo ferver mais um pouco para reduzir o molho.
Retiro a folha de louro e sirvo com puré de batata.

Para o puré: descasco as batatas e cozo-as em água e sal, assim que estão cozidas passo-as pelo passe-vite ou esmago-as com um garfo, depende dos dias, acrescento manteiga derretida bato vigorosamente e depois se o quero mais cremoso vou pondo leite quente até atingir o ponto. Tempero com sal e pimenta, antigamente também temperava logo com noz moscada mas como a Ana não gosta nós depois pomos a noz moscada no prato e até fica mais bonito.

Dizem os entendidos que, para se obter um puré de batata liso e sem grumos, a batata não pode arrefecer entre as várias operações da preparação do puré.

Sem comentários:

Enviar um comentário