domingo, 4 de outubro de 2009

Migas minhas Amigas


Cá no burgo são mais usuais as migas de batata ou até mesmo as de mistura (pão e batata), para mim as migas de batata não passam de um puré vermelho com pingo das carnes, mas é uma questão de gosto.
As minhas migas, as que sempre se fizeram cá em casa e as que me habituei a comer desde criança são de pão, e faço-as do seguinte modo:

De véspera ou pelo menos 4 horas antes, tempero entrecosto e entremeada com sal, pimentão doce, bastante alho, uma folha de louro e vinho branco.

Num tacho ponho uma pequena quantidade de óleo e deixo aquecer bem, começo por fritar um chouriço cortado às rodelas, depois passo para a entremeada e finalmente o entrecosto.

Assim que as carnes estão fritas coo o óleo e volto a pôr no tacho uma parte equivalente a umas 6 colheres de sopa, junto-lhe uma folha de louro* partida e sem o veio do meio e 2 dentes de alho cortados fininhos.
Deixo os alhos alourarem ligeiramente e em lume brando começo a por o pão que previamente cortei em pedaços pequenos, muita gente ensopa o pão antes de o colocar no tacho mas eu não faço assim, ponho o pão no tacho, mexo vigorosamente e vou acrescentando água aos pouquinhos. Aqui começa uma espécie de dança de acasalamento, mexer vigorosamente, acrescentar água, mexer, acrescentar, mexer...
Quando já todo o pão está desfeito e embebido mas não encharcado, levanto o lume e vou sacudindo o tacho até enrolar as migas numa bola que fica ligeiramente douradinha.
Ponho numa travessa, decoro com as carnes e sirvo.

Nunca mas nunca se esqueçam que à medida que se vão comendo as migas, vai-se também bebendo café, de preferência de "escolateira"

Nota: as migas fazem-se habitualmente com pão duro.

* o meu amigo Francisco Galão ensinou-me que o louro tem propriedades cancerígenas e que se tirarmos o veio da folha sempre diminui o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário