terça-feira, 29 de setembro de 2009

A minha canja


É das coisinhas mais fáceis de fazer, quando não tenho vontade de fazer sopa faço canja, não é preciso dizer mais nada...

Ponho na panela de pressão, muitas vezes ainda congelado ( sogrinha é pra ler só a partir daqui). Como dizia ponho 1 frango com os miúdos na panela de pressão, junto-lhe uma pitada de sal e vai ao lume. Quando o pipo começa na sua dança deixo cozer 15 minutos, se for congelado 20m.

Depois de cozido tiro o frango do seu banho, e deixo arrefecer que eu sou uma rapariguinha muito sensível.

Volto a pôr a panela ao lume, assim que começa a ferver acrescento-lhe uma embalagem de massa costumo usar pevide mas é ao gosto do freguês e 3 ovos mexidos, mexo bem para não deixar agarrar a massa ao fundo. Entretanto vou desfiando o frango, partindo os miúdos e arranjando umas folhas de hortelã.

Assim que a massa estiver cozida, retiro do lume e junto-lhe os miúdos, parte do frango desfiado e as folhas de hortelã. Até nos dá saúde!

A quantidade de frango que ponho na canja é para aí um quarto do bicho, normalmente quando vou ao talho e vejo mistura de miúdos peço sempre uma mão cheia que adiciono ao frango na hora de cozer, também costumo pedir a mesma quantidade de patinhas, mas essas só o Paulo é que come e para ele canja sem patinhas não tem graça.

O resto do frango aproveito para fazer o segundo prato, tomatada, fricassé, pastéis, etc.

Reparem que não pus azeite, as aves já têm gordura que chegue .Os ovos são desnecessários, mas enriquecem a sopa e dão uma cor tão lindinha. Faço sempre da mesma maneira seja de pombo, peru, ganso, pato, galinha...

Sem comentários:

Enviar um comentário