domingo, 20 de setembro de 2009

Bolo de maçã


Começo por tirar as sementes a 4 maçãs golden, deixo ficar a casca.
A forma convém ser daquelas tradicionais que tem um buraco no meio. Andei a espreitar na minha, diz lá 22 mas não sei se isso se refere ao tamanho, vulgarmente chamo-lhe forma de 6 ovos.
Na forma ponho um copo generoso de açúcar e a mesma quantidade de água, disponho as maçãs em pé por cima, levo ao lume, sim, no bico do fogão e deixo estar até o açúcar ter uma cor acastanhada, ou seja até que se transforme em caramelo, demora uns 30 minutos.
Entretanto misturo 5 ovos inteiros a 1 chávena e meia de açúcar, a mesma quantidade de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó e 1 cálice de vinho do porto, pode acrescentar também uma colher de sopa de canela, mas eu prefiro sem.
Convém ter a massa pronta quando as maçãs e o açúcar estiverem caramelizados, assim que isto acontece, disponho a massa por cima das maçãs e vai imediatamente ao forno pré-aquecido a 180 graus. Deixo cozer durante 30 minutos, mas depende dos fornos, fazer o teste do palito é sempre boa ideia.
Assim que o bolo estiver cozido, não esperem, desenformem logo, caso contrário não o vão conseguir fazer, cuidado que o caramelo queima que se farta.
A forma fica impossível de lavar, deixem ficar de molho umas horas, acreditem facilita o trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário