sábado, 5 de setembro de 2009

Coelho com vinho tinto em cama de grelos ( é fino não é?) ou coelho à Maridaglória para os amigos


Quando vou ao talho e compro um bicho destes faço-me de parva e peço sempre:
- Pode partir aos pedaços se faz favor, mas deixe-me as pernas inteiras poramordedeus. Não é que seja difícil de partir, mas quanto mais eles fizerem menos nós fazemos...
Adiante, este é um prato que convém agendar de um dia para o outro, pois convém deixar o dito bicho em marinada o mais tempo possível ( tipo 12 ou 24 horas, não exagerem pois pode apodrecer, lol)
Chego a casa com um sorriso malandro, não tenho que partir a chicha, lavo-a bem, ponho num recipiente que possa tapar, junto-lhe uns 7 ou 8 dentes de alho picados, 1 pitada (eu disse pitada!) de pimenta e sal a gosto, 2 folhas de louro e vinho tinto até tapar tudo.
Passa uma, passam duas, passam três... passam doze, passam quinze, pronto! Passam algumas horas.
De volta à cozinha, bafejando, praguejando, bufando e maldizendo o calor, sim porque tive que correr a vila inteira até conseguir arranjar um molho de grelos o que com 35 graus à sombra não é nada agradável, e eu que não gosto, não tenho jeito, não sei conduzir, raios me partam, para que gastei tanto dinheiro na carta, sou mesmo dahhhh!
Ok, calma! Como diz a minha filha a cada três frases.
Arranjo os grelos, corto-lhes as partes mais rijas e as espigadas, lavo-os e coloco-os numa panela que já tem água a ferver e sal, deixo cozer.
Ponho azeite, 5 colheres de sopa mais ou menos, num tacho, deixo aquecer e acrescento o coelho com a marinada, tapo e deixo-o estar assim uns 20 minutos, gosto de o ver suar.
Por fim, retiro todos os pedaços do tacho, deixo ferver o molho até restar praticamente só o azeite. Volto a colocar a carne de forma a fritar levemente.
Retiro do lume, mantenho quente.
Escorro e tempero os grelos com sumo de limão, azeite e sal se necessário.
Deito o coelho sobre os grelos e aí está ele todo contente, ressonando alegremente até que uns olhos gulosos pousem nele.

Sem comentários:

Enviar um comentário