quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Salada Cigana


Não sei porque se chama assim, talvez tenha origem nos mercados francos em que os vendedores entre um – Comprem meninas comprem! E um – Não há nada mais barato! Iam cortando os legumes e despejando as latas de atum para o almoço.
Só sei que não há nada a fazer! Este é um daqueles pratos que por mais voltas que se lhe dê, nunca fica com bom aspecto.
Acrescentei azeitonas, mudei de loiça, pus salsa, tirei salsa, mas o resultado é sempre o mesmo: Feio, grosseiro, pouco aprazível, já o sabor...
Começo por cozer ovos e batatas pequenas (daquelas para os assados) com a pele.
Numa tigela ponho tomate e pepino cortado às rodelas fininhas, pimento e cebola às tiras.
Escorro 2 latas de atum e junto aos vegetais.
Quando as batatas já estão cozidas (cuidado para não cozerem de mais), tiro-lhes a pele, descasco os ovos, corto às rodelas e junto ao resto dos ingredientes.
Tempero tudo com sal , azeite e vinagre e voilá.

Prefiro comer esta salada fresca, por isso faço-a sempre com alguma antecedência e ponho no frigorifico até refrescar, mas neste caso só tempero na hora de servir, se temperar antes os vegetais ficam moles e com um sabor desagradável.

1 comentário:

  1. Hello!! Amanhã vai ser o nosso almoço ca em casa. Simples e economica, e como temos ca os ingredientes tds... juntamos o util ao agradável!

    Beijocas

    Sofia

    ResponderEliminar