terça-feira, 18 de agosto de 2009

Carne de Porco à Alentejana (à minha moda claro)


Comprei 1 kg de rojões no talho dos Espanhóis, pus-a olhar e a pensar o que fazer com eles, comecei a limpá-los das gorduras e pareceu-me ouvi-los a pedir amêijoas. Cocei o queixo, fiz “hummm” e considerei fazer-lhes a vontade…

Assim ficas sem ter o que fazer para o jantar, tudo o resto está congelado, mas não há nada que um frango assado comprado aqui na vizinhança não resolva, ou uma pizza, talvez uns ovos mexidos, não ovos mexidos refilavam logo e em menos de nada andavam-me a atacar a cozinha outra vez, ai que trabalhos! Nem sequer tenho sopa…

Olha, quero lá saber, apetece-me e para amanhã já tenho ementa, hoje logo se vê!

Temperei a carne com: 3 colheres de sopa de massa de pimentão, (compro já feita), 3 dentes de alho picadinhos, 2 folhas de louro cortadas aos pedaços, sal (pouco porque a massa já tem sal), uma pitada de pimenta e vinho branco (assim a olho, ¼ de litro).

Envolvi bem a carne com o resto, tapei-a, deixei-a descansar e desejei-lhe boa noite.

No dia seguinte, quando voltei do trabalho e já a babar-me, pus 1 kg de amêijoas numa banhoca refrescante de água salgada para se livrarem da areia, sempre tão incómoda quando estamos na praia e que se enfia em todo o lado. Obviamente quero as minhas amêijoas bem dispostas, (quando as compro congeladas poupo-lhes o banho) deixei-as ficar a curtir durante umas 2 horas e ao fim desse tempo esfreguei-as muito bem debaixo de água corrente. (sabe sempre bem uma chuveirada depois de um banho de imersão).

Deitei 3 colheradas de sopa de banha(sim banha, também peco de vez em quando) numa frigideira e quando esta estava bem quente juntei-lhe a carne bem escorrida e deixei fritar, mexendo de vez em quando, até estar loura (não burra, só loura mesmo), juntei então a marinada e deixei ferver mais uns 3 ou 4 minutos por fim juntei as amêijoas, fui mexendo e quando estas já estavam abertas e a olhar pra mim, desliguei o lume.

À parte fritei batatinhas novas aos cubinhos, juntei-lhes a carne, salpiquei tudo com salsa picada e comemos que nos fartamos.

No fim ao olhar para as conchinhas das minhas amigas que tão bem me souberam, achei que para a próxima talvez as sirva também acompanhadas com uns gomos de limão para as perfumar antes de… enfim, vocês sabem!

Sem comentários:

Enviar um comentário