sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Meia Desfeita


O fiel amigo, o das mil e uma receitas, o tal da Noruega, enfim o bacalhau, tem sempre boa saída, é uma forma de pôr esta gente a comer peixe e até nem fica caro se contarmos que um bacalhau dá para pelo menos 2 refeições para 4 pessoas, mas, convém ter qualidade caso contrário sabe a sabão.
Sempre que compro bacalhau, assim que chego a casa ponho-o a demolhar (processo chato que demora 24 a 48 horas dependendo da espessura) e depois congelo-o em duas porções diferentes, a primeira é a que tem as postas do lombo, altas e brancas como gostamos cá em casa. Estas postas habitualmente acabam cozidas ou assadas.
As restantes ( rabo, asas, etc.) aproveito para fazer uma qualquer receita em que se pretende o bacalhau desfiado. Foi este o caso.
Peguei nas postas menos nobres e sem descongelar pu-las a cozer num tacho onde já uns ovos nadavam alegremente. Ao fim de 10 minutos estava cozido.
Abri 2 frascos de grão de bico e sem escorrer pu-los num tacho para ferverem um bocadinho (tenho a mania que são muito duros se os tirar directamente do frasco para o prato).
Entretanto, tento desfiar o bacalhau, enquanto me queimo e desfio também um grande número de asneiras, raios e coriscos e penso sempre:
- Mas porque é que não congelo esta porcaria já desfiada?
Após o suplício, descasco os ovos e corto-os às rodelas ou pico-os (depende da telha), junto o bacalhau, cebola e alho picados finamente e o grão já escorrido.
Tempero com azeite e vinagre, acrescento uma pitado de colorau e sal se necessário. Misturo tudo bem misturadinho e no fim acrescento salsa picada o que faz com que o bacalhau fique mais saboroso e apelativo.
Apesar de ser um prato pesado cá em casa desaparece num abrir e fechar de olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário