sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bôla de Redon


Presumo que seja assim em todo o lado, mas cá em casa é mesmo um castigo, ninguém pega nos Redon (restos de ontem, para os leigos) e como não chegam para todos lá vamos cozinhando mais e consequentemente acumulando mais.
Hoje ao abrir os frigorifico deparei-me com: restos de carne assada, restos de frango assado, restos de bacalhau com grão e 3 salsichas que olhavam tristemente para mim do fundo da sua lata.
Espera aí que eu já te digo! Lavo a cara a isto e a malta nem sabe o que está a comer, que isto de deitar comida fora não é grandeza.
Pus o bacalhau de lado, logo vejo que volta lhe vou dar e virei-me para as carnes.
Cortei a carne assada em pedacinhos pequenos, desfiei o frango, cortei as salsichas às rodelas, acrescentei salsa picada e 1 lata de milho para dar cor e disfarçar, e agora? Uma salada? Arroz ? lembrei-me da Bôla e como tinha tempo resolvi fazê-la, assim à minha maneira, vá.
Bati 6 ovos com 3 chávenas de farinha e 2 colheres de chá de fermento em pó, quando aquilo já estava tipo massa consistente e não se conseguia misturar, acrescentei aos poucos 1 chávena de leite e 1/3 da mesma chávena de óleo. Por fim juntei as carnes, não pus sal porque as carnes já estavam temperadas.
Para terminar deita-se o preparado num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha, eu limitei-me a por papel vegetal na tabuleiro e untá-lo com margarina, dá menos trabalho e no fim é mais fácil lavar o tabuleiro.
Vai ao forno pré-aquecido a 220 graus durante cerca de meia hora.
Para ver se a bôla estava cozida usei o velho truque do palito, quando saiu seco, retirei do forno.
Deixei arrefecer, desenformei e servi com salada de alface e cenoura ralada.
Adeus restos e ainda lamberam os dedos (o bacalhau acabou por ir parar ao lixo... paciência, não se pode salvar tudo).

Sem comentários:

Enviar um comentário