segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pimentos recheados e torricados







Habitualmente aproveito os dias de folga para fazer os comeres que demoram um pouco mais de tempo do que estou disposta a dar nos dias em que trabalho. Hoje foi um desses dias, decidi fazer pimentos recheados e torricados para acompanhar.
Comecei por cozer uma pá de porco que foi a carne que usei para rechear os pimentos, mas podem optar pelo que mais vos agradar. Continuando, depois de cozida a pá cortei-a em pedaços mais pequenos e piquei-a na 1,2,3 (cuidado para não picar demais, não queremos papas de carne) e pus de lado.
Num tacho pus duas cebolas médias e dois alhos tudo picado finamente, sal, pimenta (pouca) azeite e levei ao lume até fazer um refogado ligeiro, quando a cebola estava transparente juntei a carne, salsa picada( mais ou menos uma colher de sopa), uma lata pequena de rebentos de soja outra lata de cogumelos laminados, uma colher de sopa de polpa de tomate e 1 dl de vinho branco, misturei bem todos os ingredientes e deixei ficar em lume brando até o vinho evaporar .
Entretanto lavei os pimentos, tirei-lhes as sementes e como eram grandes parti-os ao meio no sentido vertical, mas de forma a que pudessem servir de recipiente, coloquei-os num tabuleiro com a parte aberta virada para cima, temperei-os com sal e levei-os ao forno a 200 graus durante 30 minutos.
Após esse tempo retirei os pimentos já meios assados do forno e recheei-os com a carne. Coloquei por cima de cada um deles uma dose generosa de queijo ralado e voltei a pô-los no forno até o queijo gratinar.
Para acompanhar fiz os Torricados, que são uma espécie de pão de alho caseiro.
A receita original é feita com um fogareiro de carvão, tá bem abelha, estou de folga mas não sou parva, usei o grelhador eléctrico.
A meu ver o melhor pão para fazer os torricados são as bolas de pão caseiro, mas também já fiz com chapatas e o resultado é satisfatório.
Começa-se por cortar o pão ao meio e no lado do miolo fazem-se uns pequenos cortes de maneira a ficar com quadrados pequenos (cuidado para não chegar à côdea), pincela-se a côdea com azeite e vai a torrar com esta parte virada para baixo, quando já está torrado vira-se cada fatia e torra-se do lado oposto. Depois de ter os dois lados torrados esfregue o pão com um dente de alho, com maior incidência no lado do miolo, pincele este mesmo lado com azeite e salpique com uma pitada de sal, depois é só levar ao grelhador com esta parte virada para baixo e até ouvir os torricados “chiar” ( 30 segundos se tanto).
Pode voltar a esfregar o dente de alho nos torricados ou servi-los assim mesmo, são uma delicia.

1 comentário:

  1. Posso afirmar que a minha cunhada é uma cozinheira de "mão cheia". Vou seguir o blog para aprender qualquer coisa de cozinha, uma vez que sou uma verdadeiro "zero a esquerda na cozinha"!!!! Maninho quem diria...estás a tornar-te um belo cozinheiro!:)

    Beijocas fofas para os dois:*

    ResponderEliminar