quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cachaço de black pig


Este era de porco preto, mas já fiz com porco de outras cores e ficou igualmente bem.
É preciso é ter paciência porque este prato dddddddddeeeeeeeeemmmmmmmmoooooooorrrrrrraaaaa um bocadito a preparar, mas acreditem no fim vale a pena o sacrifico.
O dito cachaço tinha cerca de 1,5 kg (menos que isso não vale a pena).
Esmaguei 6 alhos no almofariz com sal grosso, esfreguei esta massa por toda a superfície da carne, cortei uma folha de alumínio que desse para embrulhar tudo muito bem.
Na folha pus rodelas de limão e um ramo de alecrim, a carne por cima, coloquei mais algumas rodelas de limão e 1 ramo de alecrim no topo da carne, agasalhei bem o cachaço, embrulhando-o com todo o cuidado na folha de alumínio. Tabuleiro com ele.
Liguei o forno a 100 graus e deixei ficar assim a chicha na sauna durante 4 horas ( não, não me enganei, são mesmo 4 horas). Fui à minha vida.
Ao fim desse tempo desembrulhei a carne que estava cá com um cheirinho... cortei às fatias e voltei a pôr no forno desta vez a 220 graus, para lhes dar um ar mais bronzeado, que é como quem diz saudável, que isto de uma pessoa ser muito branca nunca é coisa boa, nem bonita de se ver, com a carne é igual. Claro que aproveitei todos os sucos que estravam na folha de alumínio, com os quais reguei a carne antes de ir para o forno outra vez, ficou a modos que maquilhada e linda, mesmo soberba diria eu.
Para acompanhar tal diva uma qualquer salada não servia, então cozi batatas de tamanho médio com a pele ( deixei arrefecer que aquilo queima) e cortei aos gomos.
Pus um tacho ao lume com azeite, 1 alho picado e alecrim, deixei aquecer, juntei as batatas, temperei-as com uma pitada de sal fino e salteei-as.
O resultado, só provado, visto não dá para perceber!

3 comentários:

  1. Bem, já fiquei com água na boca... e já aprendi a saltear batatas :-)

    Dúvida: quando fatiaste o cachaço e o levaste ao forno foi novamente embrulhado na prata?
    beijinho
    ana Isabel Gândara

    ResponderEliminar
  2. olá ana, que saudades, quando voltas ao burgo? é bom saber que vens aqui.
    a resposta à tua pergunta é não, depois das 4 horas corto o cachaço mas ja não volto a aconchega-lo, lol.
    beijokas

    ResponderEliminar
  3. Obrigada!!! Adoro o vosso blog. Muito bom e faz crescer água na boca!
    Beijinhos
    Ana Isabel Gândara

    ResponderEliminar