domingo, 6 de dezembro de 2009

Rissois de leitão e cuscuz


O leitão é coisa fina, para uma família como a minha um leitão dava assim, digamos que, para, uma refeiçãozita ligeira (lol), então nada melhor que optar por fazer uns rissóis, como diria uma amiga "abunda" que se farta.

Começo pela massa, ponho ao lume água com uma casca de limão, 1 colher de margarina e sal, deixo ferver, quando está a ferver a sério, assim com grandes bolhas que mais parece uma tempestade de inverno, retiro do lume e rapidamente e de uma só vez acrescento a farinha (que deve ser da mesma quantidade que a água, 1 chávena ou 2 de cada), mexo, mexo mexo, até estar bem misturado.
Levo o tacho novamente ao lume mas desta vez em lume brando, vou mexendo e batendo a massa sem parar até esta estar sem humidade, quando consigo fazer uma bola, verto a massa para uma bancada polvilhada com farinha e vou amassando até arrefecer, deixo descansar 20 minutos até a trabalhar com o rolo da massa.
Para o recheio começo por desfiar o leitão que comprei já assado, pico uma cebola muito finamente e refogo com um pouquinho de azeite, acrescento piripiri, a carne e tempero com sal, polvilho tudo com farinha, mexo bem e vou juntando água quente aos poucos até fazer um creme espesso, mexendo sempre acrescento sumo de limão, salsa picada e 2 gemas de ovo.
Deixo arrefecer o creme antes de o utilizar.
Depois dos rissóis estarem feitos passo-os por ovo mexido, pão ralado e frito em óleo bem quente.

Acompanhei com cuscuz, as embalagens costumam dizer como se deve cozê-lo mas eu faço-o doutra maneira e nunca me dei mal, o meu truque é simples basta ter em atenção as quantidades 2 de água para 1 de cuscus, numa tigela ponho os ditos acabadinhos de tirar do pacote. Num tacho ponho cebola picada, alho picado, azeite, bacon (o que me apetece e me lembro na altura, lembrem-se os cuscuz não têm sabor, assim podemos juntar o que nos apetece), ás vezes até pedaços de pimento ou tomate, junto a água, tempero com sal e uma pitada de pimenta, se quiser pode por cominhos também ou em vez de, e deixo ferver. Assim que a água ferve despejo-a sobre os cuscuz, tapo a tigela muito bem com película aderente e deixo ficar 5 minutos, findo este tempo destapo, os tipos estão fofos mas colados, não se rale é mesmo assim, separe-os com um garfo e delicie-se.

3 comentários:

  1. Nunca pensei que fazer cuscuz fosse tão fácil. Já os rissois dão trabalhinho, não? mas estou tentada a experimentar

    ResponderEliminar
  2. Olá ! fiquei mesmo com vontade de fazer cuscus. É que já tinha feito uma vez (cozidos), mas não ficou nada parecido com o cuscus que como no restaurante árabe.

    Beijocas aos dois

    Ana Isabel Gândara

    ResponderEliminar
  3. experimenta assim, acho que fica quase igual, a única diferença está no tempero que é muito variável...

    beijocas dos dois :)

    ResponderEliminar