segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cabeça de Xara



Para além de ser uma receita tradicional é também uma boa maneira de aproveitar uma das partes do porco à qual muitas vezes não se sabe muito bem o que se fazer.
É uma receita rica, rica em colesterol quero eu dizer, mas, ( a desculpa do costume) perdoa-se o mal que faz pelo blá blá blá.

Cá vai a receitinha:
1 cabeça de porco desossada
1 cabeça de alhos bem grande
1 molho de manjerona ( fiz batota e usei seca, não encontrei fresca em lado nenhum, depois tive que coar o caldo, mas no fim bateu tudo certo e o sabor é o mesmo)
1 molho de salva
Sal

Junta-se tudo na panela de pressão e deixa-se cozer durante uma hora e meia depois do pipo começar a rodar, parece muito tempo mas é mesmo assim, a carne tem que ficar bem tenra inclusive as orelhas e todos sabemos que a cartilagem custa a cozer.
Ao fim deste tempo tira-se a carne da panela e corta-se em pedacinhos pequenos, atenção não queremos os alhos que estão demasiado cozidos nem as ervas que já fizeram o seu papel, tenham também o cuidado de as tirar do caldo se é que restou alguma.
Por falar em caldo, têm que o usar todo, não dá pra fazer batota, voltem a pôr a panela ao lume (não caiam em tentações de deitar metade fora) e deixem reduzir até terem o equivalente a mais ou menos uma chávena de chá, demora um bocadiiiiito.
Assim que o caldo estiver pronto, provem, rectifiquem o sal, não faz mal se estiver salgado é para espalhar por muita carne e até convém, deita-se por cima da carne já partida, mistura-se bem e agora o segredo da coisa, têm que arranjar um objecto qualquer que sirva de base porque a carne tem que ser prensada, no meu caso pus a carne num recipiente redondo e depois usei um prato que coube mesmo á rasquinha, por cima coloca-se um peso, eu usei um garrafão de 3 litros de óleo.
A cozinha estava linda com aquele bibelot.
Deixei repousar durante 12 horas, desenformei e pus no frigorifico.
Com as quantidades indicadas em cima fiz à volta de 2 kg da coisa, deu para nós, para oferecer aos amigos e família e ainda dá para congelar ( no frigorifico aguenta à volta de um mês) porque muita seguida ninguém aguenta.
Habitualmente come-se com pão ou em sandes como se de fiambre se trata-se, mas também pode ser usada como prato principal juntamente com uma saladinha ou então como eu gosto, com ovos mexidos feitos com bastante salsa, o meu cardiologista até dá pulos.

2 comentários:

  1. mas parece que mesmo com a receita isto de fazer cabeça de xara não é pra todos, infelizmente.
    parabéns ao cozinheiro.

    ResponderEliminar
  2. É para todos, desde que gostem da cozinha. Aprendi a fazer em miúda nas matanças de porco, que ali tudo trabalhava, grandes e pequenos, não havia Asae e só nos fez bem. Voltei a fazer, toda a gente adorou. Não é só a Xara, temos maravilhas na nossa cozinha, que eu até aprendi, a minha mãe dizia que quem está desocupado tens maus pensamentos. a minha Xara é do Baixo Alentejo, difere um bocadinho do Alto, para mim é melhor, mas sou suspeita.

    ResponderEliminar