segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bacalhau com broa e batatas assadas a murro



Cozo o bacalhau (normalmente uso as postas menos nobres) e desfio.
Numa frigideira faço um refogado com azeite (não sejam somíticas), cebolas cortadas ás rodelas, alho picado e uma folha de louro, acrescento as lascas de bacalhau, rectifico o sal ponho uma pitada de pimenta.
Esfarelo a broa.
Num recipiente que possa ir ao forno e à mesa ponho a mistura do bacalhau e da cebola, cubro com os miolos de broa, rego com um fiozinho de azeite (desta vez seja somítica) e levo ao forno até alourar.

Para esmurrar batatas faço assim:
Lavo-as muito bem mas mantenho a casca e não, não lhe começo logo aos murros, a ideia é lembrar-me da minha chefe enquanto o faço e não magoar as mãos...
Dou-lhes um golpe em forma de X e ponho-as no microondas, na potência máxima durante uns 7 ou 8 minutos, ficam no ponto, dou-lhes um murro bem assente no X, tempero-as com sal, ponho ervas da provença, uma noz de manteiga em cada uma e volto a pô-las no forno até estarem assadas ( mais ou menos 20 minutos na potência máxima).

Dica: para que o bacalhau fique mais macio basta acrescentar meio copo de leite na água da cozedura, não altera o sabor do prato final.

2 comentários: