terça-feira, 30 de março de 2010

Feijoada






A história da cozinha é muitas vezes uma história de pobreza e luta, onde a perícia do cozinheiro é que torna a comida especial.
A feijoada é um bom exemplo disso, com as partes menos nobres da carne de porco e alguns enchidos faz-se um prato delicioso.
Se quiser ser purista, comece por por o feijão de molho de véspera, cozendo-o depois em água com sal, um fio de azeite e uma cebola com uns cravinhos da índia espetados, eu tenho mais que fazer e uso feijão de lata já cozido.
Numa panela grande ponho uma cebola picada grosseiramente, 2 dentes de alho picado, um tomate sem pele nem grainhas e azeite. Faço um refogado leve, junto uma folha de louro e finalmente a carne, usei um chispe de porco, entrecosto e chouriço que tive o cuidado de picar com um garfo antes para não rebentar. Tapei tudo com água, temperei com sal e deixei cozer até a carne ficar bem tenrinha.
Retirei grande parte do caldo da cozedura das carnes e utilizei-o para cozer repolho.
Parti a carne aos pedaços, o chouriço ás rodelas e voltei a por tudo na panela, juntei-lhe o feijão escorrido ( usei manteiga) deixei ferver até o molho engrossar ligeiramente.
Servi com o repolho cozido e arroz branco.
Coisas de gente maluca - A mim a feijoada sabe-me sempre melhor no dia seguinte

Sem comentários:

Enviar um comentário