segunda-feira, 15 de março de 2010

Cozido à Portuguesa


Quem mora em Castelo de Vide sabe que não vale a pena fazer este prato pois um dos nossos restaurante mais famosos tem-no como prato do dia todas as quintas-feiras, quem conhece sabe que a quantidade é generosa o preço é em conta e é muito saboroso, mas... só às quintas.
Se ficou com água na boca fique sabendo que o melhor é encomendar de véspera ou fica a vê-lo passar, foi o que me aconteceu... triste, triste, decidi que se não o comia na quinta comia no sábado, mas claro tive que o fazer...
Demora um bocadinho porque os ingredientes têm vários tempos de cozedura, mas não dá grande trabalho e é ideal para quando há muitos comensais.
Numa panela grande pus carne de vaca para cozer (usei Acém), um pedaço de frango, 1 pé de porco, 1 pedaço de chispe, 1 orelha, 2 fatias de entremeada, 1 chouriço, 1 morcela e 1 farinheira, temperei com sal (pouco que os enchidos já têm) e um fio de azeite e deixei cozer. Fui tirando as carnes à medida que iam estando no ponto ( primeiro os enchidos, dei especial atenção à farinheira pois tem tendência a abrir, depois o frango, a carne de porco e por fim a de vaca).
Na mesma água e panela (YUPIIII) e já depois de retiradas as carnes pus a cozer, cenouras, nabos, batatas e couve coração de boi.
Aproveitei ainda parte da água de cozer as carnes para fazer arroz assim a modos que branco.
No fim resta partir as carnes e servir acompanhada com os legumes e o arroz. Soube-me a pato.

Sem comentários:

Enviar um comentário