domingo, 21 de fevereiro de 2010

Rolo carne com Batatas de Bombaim




Compro carne e mando picar, sim sou esquisita, não costumo comprar da carne já picada que se encontra na montra do talho, mas não é só por isso é que nesta receita gosto de usar duas partes de carne de vaca e uma parte de carne de porco picadas em conjunto e duas vezes se possível, arranjem um talhante simpático, pisquem-lhe o olho se necessário que ele fá-lo sem pensar duas vezes, sorrir muito também ajuda e dizer uma larachas se possível...
Coloco a carne numa taça. Na picadora ponho uma fatia generosa de pão duro partido aos pedaços, uma colher de sopa de orégãos secos e 3 dentes de alho. Pico tudo até o pão estar ralado e junto à carne, tempero com sal, acrescento uma colher de chá de cominhos, um ovo e 2 colheres bem cheias de salsa picada.
Misturo tudo muito bem e formo o rolo de carne.
Descasco mais alguns alhos que corto às lascas e enfio pela carne dentro. Cubro o rolo com fatias fininhas de bacon.
Coloco-o numa assadeira untada com azeite e levo ao forno a 180 graus durante uma hora, ao fim desse tempo uso o truque do palito como nos bolos, pico o rolo e se sair liquido rosado deixo estar mais um pouco.
Deixo repousar uns 10 minutos antes de o cortar ás fatias.
Acompanho com uma salada e batatas de Bombaim.
Cozo batatas novas mas de forma a que se mantenham rijinhas e corto-as aos cubos.
Ponho ao lume uma frigideira com azeite (eu sei, está caro, mas com óleo o sabor é completamente diferente) e assim que o apanho bem quente junto-lhe uma colher de sopa de piripiri em pó e outra de açafrão, deixo estar assim cerca de um minuto até o azeite absorver os sabores, acrescento as batatas e deixo fritar, escorro-as e tempero com sal fino.

Sem comentários:

Enviar um comentário