sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sopa de Beldroegas


Já há algum tempo que andava para fazer esta sopa, não comia desde miúda e se bem me lembro nem sequer gostava muito do sabor, mas como eu era uma chata não só para comer como para tudo, resolvi experimentar, principalmente depois de ver um monte de beldroegas que estava a nascer à frente da minha casa.
Pois é, os problemas começaram logo aí... o Paulo, pouco confiante nas minhas artes de conhecedora herbícola, torceu o nariz e perguntou se eu tinha a certeza que "aquilo" era comestível, depois de lhe garantir que "aquilo" eram mesmo beldroegas e que sim, que se comiam, ainda ripostou que "aquilo" devia ter veneno daquele que se põe nas ervas para secarem, que se calhar os cães fizeram ali xixi, que nunca tinha provado tal coisa e blá blá blá...
Deixei de o ouvir, mas desconfio que ele jurou a si mesmo que não ia ser o primeiro a comer a sopa.
Com esperança que resultasse lavei e voltei a lavar e lavei mais uma vez as beldroegas, depois fui tirando as folhas que me pareciam mais tenras ( aviso desde já que dá um trabalhão) e quando me pareceu que já tinha uma quantidade razoável, voltei a lavar as beldroegas desta vez com água bem quente. Pu-las no cesto dos vegetais e virei-me para outro lado.
Coloquei numa panela 5 ou 6 batatas, 1 nabo, 1 chuchu, 1 cebola e 1 tomate bem maduro sem pele, todos de tamanho médio, acrescentei sal e azeite, água suficiente para tapar os ingredientes, o cesto com as beldroegas e deixei ferver sem tapar até as batatas estarem cozidas.
Depois é só desfazer a base da sopa (batatas, nabo, etc.) com a varinha mágica, acrescentar as beldroegas e já está.
Cá em casa habitualmente só comemos sopa ao almoço, exceptuando a Ana que come sempre quer queira quer não. Esta quantidade deu para 2 dias.
O costume é fazer esta sopa com as batatas cortadas ás rodelas e as beldroegas a boiar no caldo aguado.
Tal como quem conta um conto acrescenta um ponto, quem cozinha muda o que lhe apetece, a mim soube-me muito bem assim e melhor ainda o Paulo comeu (claro que esperou umas horitas a ver que efeito "aquilo" me fazia), chorou por mais e ainda disse que era a melhor sopa que eu alguma vez tinha feito.
Ora toma que já almoçaste!

Sem comentários:

Enviar um comentário